COLÁGENO: BENEFÍCIOS A SAÚDE E A ESTÉTICA

85

Basicamente, o colágeno é uma substância denominada como proteína, que é encontrada e produzida pelo próprio corpo humano. Tal proteína tem função estrutural, que protege e proporciona sustentação e firmeza a tecidos pouco resistentes.  

Além de produzida naturalmente pelo corpo humano, pode ser encontrado também em alimentos como carne e gelatina, em cremes hidratantes ou suplementos alimentares e até mesmo em cápsulas ou em pó. Mas dentro do corpo, ao menos um terço das proteínas existentes são colágenos. 

O colágeno em si, forma uma hélice tripla, composta de 3.000 aminoácidos que são dispostas nestas três hélices.  

Não existe apenas um tipo de colágeno, o que pode gerar confusão. São mais de dezesseis exemplos de colágenos, podendo estes serem encontrados em diversas formas, como apontado anteriormente.

Um destes é o colágeno hidrolisado, tendo como estrutura de formação: 90% de proteína, 8% de água e 2% de sais minerais. Como maior parte é denominada proteína, pode ser considerada de fácil digestão e assimilação devido ao processo 
de hidrólise. 

 
Quais os benefícios desta proteína? 

Uma das questões mais apontadas como benefício desta proteína é a questão estética da pele.

O colágeno atua na hidratação da pele, proporcionando maior enriquecimento e reduzindo a flacidez cutânea. Aumentando a elasticidade e promovendo uma aparência assim mais jovial. Prevenindo e retardando também o surgimento de rugas e linhas de expressões aos rostos

 
Porém está não é a única a ser levada em consideração. Outras questões apontadas são relacionadas ao fortalecimento e crescimento das unhas, fortalecimento dos ossos e articulações mais flexíveis, além de afetar também a hidratação, brilho e crescimento dos cabelos. Possibilitando uma melhor espessura e aspecto geral para ambos. 

 
Ainda em proporções estéticas previne o aparecimento de estrias e diminui visualmente as estrias que possam estar presentes em seu corpo.  

O que consumir para obter colágeno? 

Sabendo que o colágeno é encontrado no ômega-3, em vitamina C, vitamina A, enxofre e alimentos ricos em lisina, fica mais fácil concluir e planejar uma alimentação que possa trazer produtos coniventes com a produção de colágeno para o corpo humano.  

Chia, linhaça, pescados, abacate, castanhas e nozes, são os alimentos que se enquadram na situação do ômega-3 e que podem compor a nutrição alimentar com base na intenção do ser em conquistar esses benefícios. 

Já onde se encontra vitamina C, é basicamente na goiaba, Camu-camu, acerola, morango, kiwi, laranja, caju, brócolis, pimentão e couve de bruxelas. 

Em questão de vitamina A, os produtos mais consumidos e fornecedores de tal composição são: fígado, gema de ovo, óleos de peixes, cenoura, espinafre, manga, mamão , batata doce, melão, manga, queijo, manteiga, espinafre e tomate.  

Por fim, os alimentos que são ricos em lisina, podem ser os mais desconhecidos, porém estão sempre presente na refeição dos brasileiros. Sendo estes: laticínios, carnes, aves, peixes e frutos do mar, ovos, lentilha, tofu, quinoa e semente de abóbora.  

Mesmo aqueles que possuem restrições alimentares como intolerância a lactose, intolerância a glutens, ou até mesmo optem por seguir uma alimentação diferenciada como o vegetarianismo e o veganismo, devem e podem adicionar no cardápio opções de alimentos que possam trazer tais composições de colágeno, para que não ocasione deficiências corporais. 

dietary supplements 3512184 1920 - COLÁGENO: BENEFÍCIOS A SAÚDE E A ESTÉTICA

Mas não esquecendo que uma boa suplementação desta proteína pode ser essencial, tendo em vista que com a industrialização dos alimentos a alimentação ficou pobre em vários nutrientes essenciais para a nossa saúde

Hoje pode ser encontrado o colágeno em várias formas e ser usado como suplementação alimentar, pode ser encontrado em pó ou em capsulas e o melhor a ser consumido é o colágeno hidrolisado por ser de melhor absorção. 

Cuide da sua saúde, é o nosso maior bem dado por Deus nesta vida. 

Curta e compartilhe
Avatar

Leandro de Freitas Padula

Durante a crise econômica de 2015 no Brasil eu fiquei desempregado e isso não foi para mim o fundo do poço, mas sim uma oportunidade para iniciar meu próprio negócio que tanto desejava. Hoje trabalho com vendas diretas e Marketing Multinível e estou muito satisfeito pela oportunidade que tive e pela experiência que a vida me trouxe com as dificuldades. Agradeço a Deus por esta grande oportunidade e quero ajudar a todos que quiserem embarcar nesta viagem de superação e sucesso.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
Em que posso ajudar?
Olá!
Posso ajudar?
Powered by