COMBINAÇÕES DE CORES

Cores estão presentes em todo o momento no nosso dia a dia. E desde muito cedo aprendemos sobre combinações de cores. Conhecemos quais são as cores primárias, que no caso são azul, amarelo, vermelho.

Enquanto as secundárias são as combinações das cores primárias. Amarelo e o vermelho se torna laranja. Azul e vermelho forma o roxo. E azul e amarelo transformam-se em verde.

E por fim as terciarias são as cores junção de cores primárias e secundárias. Sendo elas a junção do vermelho com o roxo. Vermelho e laranja. Amarelo e verde. Amarelo e laranja. Azul e roxo. Azul e verde.

Teoria do círculo cromático

Para quem não sabe, existe um circulo chamado círculo cromático. Esse círculo cromático apresenta 12 cores distintas que podem ser perceptíveis a olho nu.

círculo-cromático

Nos extremos deste triangulo formado no meio do círculo, se encontram as cores primárias. Em seguida dentre as cores primárias, existem as cores secundárias e terciárias.

O círculo cromático é um ótimo conhecimento para pintores, estilistas, artistas, ou qualquer pessoa que se interesse pela combinação de cores. Seja para combinar peças de roupas ou pintar uma parede de um cômodo.

Combinações de cores complementares

As combinações complementares são bem diferentes de quaisquer combinações. São as combinações que pode se dizer como as mais ousadas. As que juntam cores opostas do círculo cromático. Como por exemplo, o vermelho e verde. Amarelo e o roxo. Laranja e azul. Ambos que estão em extremidades opostas uns aos outros.

combinações de cores

Para esse tipo de combinações, os melhores exemplos a se trazer, são os exemplos de roupas, principalmente femininas.

Como tipo uma das combinações existentes é do Laranja com o Azul, cores que se encontram em lados opostos do círculo. E que trazidas para um exemplo mais claro e sintético, é perceptível o sucesso da combinação, de cores que ninguém nunca pensou que poderia dar certo.

Combinações de cores análogas

Apesar de não serem combinações tão ousadas quanto as complementares, as combinações análogas traz resultados bem inusitados. Basicamente funciona da seguinte forma, a vizinha da direita e a vizinha da esquerda são análogas àquela cor que se encontra ao meio delas. No caso do violeta, o vinho e o azul escuro são análogos à cor violeta. Assim como o verde claro e o laranja claro, são análogos ao amarelo.

Como exemplo, pode ser mostrado esse quarto, com decorações em roxo (presentes na roupa de cama no primeiro quarto e na parede e na roupa de cama do segundo quarto) e azul (presente no tapete, abajur e decorações da estante do primeiro quarto, e na parte da cama e na mesa de cabeceira no segundo quarto).

Decoração de quarto é uma das ocasiões em que combinações não podem ser tão ousadas e chamativas, mas sim algo mais análogo e harmonioso.

Combinações de cores monocromáticas

As combinações de cores monocromáticas são as mais conhecidas, aquela que todo mundo já chegou a ouvir sobre.

Essas são as combinações feitas com uma mesma cor, com seus respectivos tons distintos. Como por exemplo, o azul, tendo o azul escuro, o azul Bic e o azul claro como diversidade de tons.

Esses tecidos são exemplos bem simples de combinações monocromáticas. No primeiro tecido com diversas tonalidades de roxo, enquanto na segunda a diversidade é de tons verdes.

Tríade

Pense em um triangulo dentro deste círculo cromático, assim como na imagem representativa do circulo cromático que mostrava as cores primárias.

Tome por base uma cor, e as combinações dela, serão as outras duas que estarão representadas nas outras duas pontas do triangulo.

Tomando por base, por exemplo, o violeta, as outras duas cores que combinam seriam o alaranjado, e esverdeado.

Sendo assim essas todas as modalidades existentes até então comprovadas de cores. Os quais são um conhecimento necessário na vida de qualquer um, seja para o dia a dia, quanto para a vida profissional de alguns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.